Questões de Teoria e Método em Pesquisa em Educação

Os estudos a respeito da pesquisa desenvolvida no campo da Educação têm sido marcados, desde seus primórdios,  por intensas discussões sobre a adequação dos métodos e critérios de validade, e sobre a relevância e confiabilidade dos conhecimentos obtidos nessa área. Por ocasião de minha pesquisa de doutorado, que resultou na tese Pedagogia e Educação: a construção de um campo científicominha atenção foi direcionada para o modo como essas discussões metodológicas costumavam aparecer e desaparecer das páginas dos periódicos e mais ainda: quando reapareciam assinalavam como não resolvidos problemas já identificados por outros autores em décadas anteriores.

Como exemplo do que afirmo, convido o leitor a explorar o número 1 do periódico Cadernos de Pesquisa, em que consta um artigo de Aparecida Joly Gouveia intitulado “A pesquisa Educacional no Brasil”, publicado em 1971, e os artigos de Alda Judith Alves-Mazzotti, Marli André e Bernadete Gatti publicados no mesmo periódico em 2001. 

Tal constatação motivou a realização da pesquisa de doutorado, da qual apresento dois excertos: uma apresentação em PowerPoint da investigação e um artigo extraído do seu capítulo final. 

Deixe seus comentários!