REA na pós-graduação em Educação

REAComeçam a surgir na literatura em nosso idioma alguns relatos de experiência e pequenos estudos de caso relativos ao uso de REA no Ensino Superior (veja, por exemplo, a Parte III de Open Educational Resources and Social Networks, em português). Diante da expansão do movimento REA no país, a linha TICPE julgou importante trazer para o nosso contexto as discussões que estão sendo conduzidas na área, de modo que, no primeiro semestre de 2013, dei uma disciplina eletiva sobre REA, que constitui o tópico deste post.

A disciplina Recursos Educacionais Abertosministrada como um tópico especial da linha TICPE, foi desenvolvida segundo um enfoque pedagógico construtivista e tomando-se uma abordagem crítico-discursiva à área. Em sua ementa foram incluídos textos seminais da área, bem como trabalhos que permitem a contextualização de REA em um cenário mais amplo de desenvolvimentos tecnológicos e perspectivas mais recentes acerca da relação entre a Educação e as TIC.

A disciplina foi estruturada em torno de sessões presenciais com apoio online em um Grupo exclusivo no Facebook. Durante o semestre, houve também a participação em um evento externo sobre REA. O esquema de avaliação considerou a frequência e a participação em sala de aula e online, e incluiu, como aspecto central, uma atividade de criação de REA, conduzida em subgrupos e planejada de modo a criar-se um contexto para aprendizagem experiencial. Além dos recursos produzidos especificamente para a avaliação, ao longo do semestre, o grupo desenvolveu e compartilhou uma variedade de recursos, incluindo resumos, resenhas, traduções, esquemas gráficos e mapas conceituais.

Clique nos links a seguir para visualizar e baixar os recursos:
– Ementa da disciplina
– Esquema gráfico mostrando a abordagem em formato jpg, e neste link o esquema de avaliação
– Trajetória que seguimos em 2013.1 em formato pdf ou em jpg
– Apresentação em ppt que utilizei na sessão de fechamento da disciplina.

Após o término do semestre, um sub-grupo de participantes conduziu uma reflexão sobre nossa experiência de uso do Facebook, e produzimos um capítulo publicado no e-book Educação e tecnologia: parcerias 2.0, organizado pela linha TICPE. O capítulo aborda os seguintes pontos: os usos feitos do site; as percepções dos participantes acerca da integração entre as atividades online e as presenciais; e os desafios associados ao uso da plataforma.

Clique na imagem para baixar o e-book da TICPE ou neste link para baixar apenas o capítulo mencionado.

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Outros dois produtos dessa experiência foram as traduções de dois textos pertinentes, que fiz com uma das doutorandas da Linha TICPE:

KNOX, J. Cinco críticas ao movimento REA. Post no blog Diálogos sobre TIC e Educação. Disponível em: <http://ticpe.wordpress.com/2013/06/02/cinco-criticas-ao-movimento-rea/>. (clique aqui para ver o post original em inglês – uma versão editada foi publicada na revista Teaching in Higher Education, mas o autor não conseguiu negociar uma tradução com a editora)

SANTOS, A. I. Os discursos acerca de Recursos Educacionais Abertos: este mundo é plano?. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 10, n. 21. Disponível em: <http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/657>

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